Como funciona a claquete?

27/04/2010 00:00

    Se você tem uma filmadora portátil, deve estar acostumado com gravação de vídeo e áudio na mesma fita. O áudio e o vídeo são sempre sincronizados, pois são registrados ao mesmo tempo.

Na gravação de um filme, as capturas de áudio e vídeo são feitas separadamente. O filme é gravado com uma câmera e o áudio, em um gravador de fitas magnéticas analógico (ou, mais recentemente, em formato digital, como a fita DAT). Por serem capturados em equipamentos diferentes, é necessária uma maneira de sincronizá-los.

A claquete (uma espécie quadro ou placa preta e branca) é o método tradicional de realizar tal sincronização. A parte de baixo da claquete consiste em uma espécie de lousa, na qual é possível escrever informações como o número da cena e da tomada. Essas informações ajudam na identificação das cenas no processo de edição. Quando o gravador de áudio e a câmera começam a capturar, o operador da claquete a posiciona na frente da câmera, lê as informações e bate a claquete. Durante o processo de edição, é fácil sincronizar a imagem da claquete com o som da batida gravado.

A claquete digital é a versão mais recente. O gravador de áudio contém um gerador de timecode. O timecode é gravado sem interrupções em uma das faixas da fita e também pode ser acompanhado em um visor digital na claquete. Ao ver a imagem da claquete digital, antes de a ação começar, o editor sabe exatamente o timecode do áudio e pode sincronizá-lo com a imagem. Algumas claquetes digitais ainda são feitas como as antigas. O visor digital é de extrema importância na identificação de uma cena durante o processo de edição.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.